sábado, 28 de maio de 2011

A Origem do Taekwmondo


Hoje um dos desportos mais populares do mundo, o Taekwondo (com essa denominação) é relativamente recente, apesar de ser uma herança de milénios de história e tradições coreanas.
Os primórdios remontam ao século I A.C., quando a região que é hoje a Coreia se encontrava dividida em três reinos: Shilla, Koguryo e Paekje. Já desde esses tempos ancestrais que os povos desenvolviam técnicas de combate corpo-a-corpo, utilizando-as não só para as guerras que se iam sucedendo, mas também para competições e torneios. Pensa-se que terá sido no reino de Koguryo que surgiu o Taekkyon, a forma mais antiga de Taekwondo que é conhecida, mas foram os guerreiros de Shilla que acabaram por desenvolver e divulgar a arte.
Com a Dinastia Koryo, e consequente unificação da península, o Taekkyon foi utilizado ainda mais como instrumento de luta, com aplicação directa ao exército. Se até então a vertente recreativa desta arte marcial ainda assumia uma forte componente na sua essência, passou a ser desenvolvida e estudada como arma militar, capaz de decidir combates e guerras. Nos primórdios desta dinastia, a perícia em Taekkyon era mesmo o único requisito necessário para admissão e subida hierárquica no exército coreano. Ao mesmo tempo, desenvolveu-se também o combate competitivo entre os próprios guerreiros, o que pode ser considerado como o nascimento da vertente desportiva da arte marcial nacional.
A ocupação japonesa em 1910 quase desferia o golpe final nesta tradição milenar. A proibição de costumes populares (incluindo a interdição explícita de Taekkyon) foi uma das estratégias de opressão do povo coreano, e por pouco não teria mesmo sucesso! Contudo, esta estratégia acabaria por se tornar uma faca de dois gumes: parte da população abandonou a sua terra, procurando refúgio na vizinha China, e outros partiram para o Japão. O contacto com estas duas culturas permitiu o contacto com as respectivas artes marciais, com vários coreanos a aprenderem Kung-Fu e Karatê.
CINCO PRINCÍPIOS BÁSICOS DO TAEKWONDO
 
Cortesia:
Antigamente, as regras do Taekwondo eram muito mais rígidas do que hoje, assim pôr exemplo: seria considerada grande falta de respeito pisar na sombra de seu mestre. Muitos e velhos costumes se mantém até hoje. Mas o essencial é o aluno entender cortesia como a combinação da modéstia, delicadeza e humanismo que devem estar presentes em todos lutadores de Taekwondo.
Integridade:
Este princípio refere-se ao sentido de justiça e responsabilidade que cada lutador deve ter para consigo próprio e com os outros. É importante que cada um conheça a si mesmo e suas limitações.
Perseverança:
Este é o princípio da força de vontade e espírito de sacrifício indispensável à prática de todas as artes marciais.
Autocontrole:
A falta de controle é o primeiro passo para derrota. Seja qual for a situação, mantenha a calma e nunca deixe levar pela raiva.
Espírito Indomável:
O praticante de Taekwondo deve se mostrar corajoso em todas as circunstâncias, sem hesitações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário