quarta-feira, 25 de maio de 2011

PRINCÍPIOS DO KARATÊ


 O Karate possui principios filosoficos como um dos seus principais ensinamentos. Esses principios são determinantes para polir o homem, uma vez adquirida estas virtudes ele poderá adotar uma postura invejável e assimilará com facilidade o Karate-do. É baseado nesse principios que deve viver um praticante de karate, levando estes conceitos para todos os segmentos de sua vida: seja na família, na escola, no trabalho, no convívio com os amigos, nas festas, etc.
O praticante de Karate, segundo Mestre Funakoshi, deve manter a mente distante do egoísmo e da maldade, devendo buscar a pureza de pensamentos, porém, deve estar em alerta para reagir adequadamente a tudo que encontrar pela frente.
Este é o significado filosófico do sufixo "Kara" (vazio) e Tê (Mão) da palavra Karate, que significa a ausência de pensamentos negativos ou inferiores, significando também, a Arte de Lutar com as mãos vazias. De modo, que o karateca, aquele que pratica o Karatê não pode os seus ensinamentos fora do Dojô, ou seja, do salão onde acontecem as aulas e que esta serve para preparar a mente e o corpo.
Embora os principios estejam organizados em uma determinada ordem, nenhum é mais importante que o outro, todos têm uma comum importância. Essa comum importância entre todos os quesitos fica evidente quando lemos Hitotsu (Primeiro) no inicio dos freses, isso foi incluído para que os karatecas não entendessem algum item do KUM mais importante do que o outro.
No Karate existe dois importantes caminhos que levam à uma vida harmoniosa, são eles o "DOJO-KUN" e o "NIJU-KUN" que são os lemas do Karate, os quais devem ser seguidos por todos os praticantes do Karate.
"Quanto mais você estudar e praticar no dia a dia os princípios filosóficos do Karate-do, mais você compreenderá a gravidade ou a grandeza dos seus atos. "
Logo abaixo veremos os principais princípios que o praticante de karatê deve seguir antes, durante e depois do aprendizado desta Arte Marcial, oriunda do Japão:
  1. Primeiro: Esforçar-se para a formação do caráter;
  2. Segundo: Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão;
  3. Terceiro: Criar o intuito de esforço;
  4. Quarto: Respeitar acima de tudo;
  5. Quinto: Reprimir o espírito de agressão

Nenhum comentário:

Postar um comentário