quinta-feira, 26 de abril de 2012

Existencialismo


                O existencialismo é uma doutrina ético-filosófica que faz uma análise do problema do ser. Ela destaca a liberdade individual, a responsabilidade e a subjetividade do ser humano. Esse pensamento considera o homem como um ser único, que tem controle sobre os seus atos e o seu destino; afirma a prioridade da existência sobre a essência.
        Na história da filosofia, a fenomenologia aparece junto com o existencialismo, sendo utilizada como um método de investigação para esse.
·       A fenomenologia analisa aquilo que se manifesta, aparece ou se oferece aos sentidos ou à consciência.
·       O sujeito orienta-se para o fenômeno, volta às próprias coisas.

        A consciência é caracterizada pela intencionalidade, porque ela é sempre a consciência de alguma coisa. Essa intencionalidade é a essência da consciência que é representada pelo significado, o nome pelo qual a consciência se dirige a cada objeto.

        Martin Heidegger (1889-1976) foi um importante nome nessa corrente filosófica. Está relacionado à intencionalidade, facticidade e transcendência. Dasein (Ser-aí ou Ser-no-mundo) é o termo principal na filosofia existencialista Heidegger afirma que a pergunta “O que é ser?” só pode ser feita pelo homem, pois nenhuma outra espécie é capaz de pensar nisso; assim, o ser humano é um ente privilegiado. O “Ser-aí” é o homem na medida em que existe na existência do dia-a-dia, junto com outros homens, seus afazeres e preocupações. Ele também é associado a conceitos como “Existenz”, autenticidade, inautenticidade, angústia e ser-para-a-morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário