quinta-feira, 26 de maio de 2011

REGRAS DO FUTSAL OFICIAL 2011


A Federação Internacional de Futebol, com a intenção de difundir o futsal pelo mundo, alterou algumas regras para 2011 no Brasil (no resto do mundo essas regras já estão valendo desde setembro de 2010). As principais mudanças dizem respeito a atuação do goleiro na partida e dos lances que ocorrem após o apito final do cronômetro.
Na Regra 01 - Quadra de Jogo - há duas mudanças:
Na área penal - Não serão permitidas marcações na área penal que não estejam previstas na regra. (Marcação dos cinco metros onde o goleiro deve ficar).
Na zona de substituições foi acrescentado a "Área Técnica":
- A área técnica deverá ser marcada junto à zona de substituições, a uma distância de
0,75 (setenta e cinco) centímetros da linha lateral, no mesmo alinhamento do início da zona de substituições e terminando 1 (um) metro após o término da zona de substituições, fechando até o alinhamento dos bancos de reservas, onde o técnico ou treinador poderá permanecer em pé e passar as instruções para sua equipe.
Na Regra 03 - Número de jogadores - A principal mudança é em relação ao número de jogadores no inicio da partida. Antes não podia começar a partida com menos de 5 jogadores, a partir de agora o número mínimo para começar uma partida é de 3 jogadores
Outras mudanças na REGRA 03 - NÚMERO DE JOGADORES
2- É vedado o início de uma partida sem que as equipes tenham no mínimo 3 (três) jogadores, nem será permitida sua continuação ou prosseguimento se uma das equipes, ou ambas, ficar reduzida a menos de 3 (três) jogadores na quadra de jogo.
h) Não pode ser feitas substituições durante o pedido e tempo técnico. Após o sinal informando o término do tempo técnico, os jogadores devem retornar para dentro a quadra e fazerem as substituições.
INFRAÇÕES E SANÇÕES
11.Quando 2 jogadores sendo um de cada equipe forem expulsos ao mesmo tempo, e antes de transcorrido os dois minutos das expulsões um outro jogador for expulso, se essa equipe sofrer um gol, poderá repor imediatamente um jogador no tempo correspondente a primeira expulsão e as outras reposições serão após completado dois minutos de cada expulsão;
26. Se um jogador for expulso antes do início do jogo, poderá ser substituído por um jogador do banco de reservas. Se um jogador do banco de reservas for expulso antes do início ou durante o jogo, não poderá ser substituído.
RECOMENDAÇÕES:
i) O jogador não pode executar nenhuma cobrança antes de entrar na quadra;
j) Não permitir nenhuma pessoa no banco de reservas que não esteja relacionado em súmula;
k) Não permitir que sejam feitas substituições tentando ludibriar arbitragem e a equipe adversária.
Continua...
Fonte: http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/cbfs/index.php

Um comentário: