quarta-feira, 15 de junho de 2011

Qual é o mais importante hoje: ”Ser” ou “Ter”? CONTINUAÇÃO

A incapacidade de amar profundamente a pessoa do outro faz que, na civilização do “Ter”, o individuo vislumbre no consumismo a conquista de um fugaz bem-estar. O ato de se adquirir objetos se torna uma válvula de escape para tensões cotidianas. Erich Fromm considera que se o consumo fosse reduzido, uma grande dose de ansiedade se manifestaria. A resistência ao possível estímulo da ansiedade resultaria em má vontade para reduzir o consumo. (A Revolução da esperança, p. 141). Consumir compulsivamente relaxa o ânimo humano, satisfazendo por breves espaços de tempo os quantitativos desejos vulcânicos que sempre irrompe violentamente no âmago. A sociedade de consumo privilegia o modo “Ter” no decorrer de sua vivência cotidiana pelo fato de que tal opção serve de mecanismo de narcose simbólica do indivíduo, em fuga de si mesmo.
Como é incapaz de se autoconhecer o seu próprio potencial criativo, o indivíduo, submetido ao modo “Ter”, projeta a oportunidade de conquistar lampejos de bem-estar por meio do consumo de gêneros descartáveis. Ele acredita piamente que a felicidade pode ser adquirida mediante a adequação pessoal a critérios mercadológicos e aos estímulos viciosos da moda. Afinal, nesse processo de empobrecimento existencial, toda a qualidade de condição humana é avaliada segundo critérios materialistas e quantitativos. A necessidade do consumo origina-se na sensação de vazio interior, desespero, confusão e temor. Para Eric Fromm “Em resumo, consumir é uma forma de ter, e talvez a mais importante da atual sociedade abastada industrial. Consumir apresenta qualidades ambíguas: alivia ansiedade, porque o que se tem não pode ser tirado, mas exige que se consuma cada vez mais, porque o consumo anterior logo perde a sua característica de satisfazer. Os consumidores modernos podem identificar-se pela fórmula: eu sou = o que tenho e o que consumo” (Ter ou Ser?, p. 45).
Quem não se submete a esta moral do consumo, corre o risco de ser menosprezado. O anseio por consumir é o meio de se adquirir o passaporte e aceitação e livre trânsito na sociedade bem-sucedida. Consumir torna-se um fim em si mesmo, e não uma forma de o ser humano alcançar determinada satisfação: “Tem-se a impressão de que a própria essência de ‘ser’ é ‘ter’: de que se alguém nada tem, não é” (Ter ou Ser?, p. 35).

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