domingo, 12 de junho de 2011

Uma parte da prova de História - UFRN


Caros leitores vestibulandos, es aqui uma parte da prova de História da UFRN para vocês resolverem, para que simultaneamente estejam preparando-se um pouco a mais para o Vestibular 2012. Próximo Sábado colocarei o gabarito. Bons estudos!
Questão 21
Felipe II, rei da Macedônia, conquistou a Grécia. Seu filho Alexandre, o Grande, consolidou as conquistas do pai e expandiu o Império em direção à Ásia, chegando até a Índia.
Na perspectiva histórica, a obra de Alexandre e de seus sucessores imediatos foi importante porque:
A) substituiu a visão mística do mundo, presente nos povos orientais, pelo conhecimento intelectual proveniente da razão e do raciocínio lógico.
B) favoreceu a difusão do modelo político das cidades-estados da Grécia pelas regiões conquistadas no Oriente, estimulando um governo fundamentado na liberdade e na democracia.
C) suplantou o poder despótico predominante nos grandes impérios orientais, os quais atribuíam aos governantes uma origem divina.
D) possibilitou o intercâmbio de culturas, difundindo as tradições gregas nas terras do Oriente, enquanto as mesopotâmicas, egípcias, hebraicas e persas expandiam-se para o Ocidente.
Questão 22
O lingüista russo Mikhail Bakhtin (1895- 1975) analisou concepções e práticas culturais vigentes na Idade Média. Em uma de suas análises, ele afirmou:
O riso era condenado pelo cristianismo oficial da Idade Média. O tom sério caracterizava a cultura medieval oficial, sendo a única forma de expressar a verdade, o bem e tudo o que era importante.
As reflexões de M. Bakhtin foram incorporadas pela pesquisa histórica contemporânea que trata do quadro cultural da Idade Média. O panorama da Idade Média delineado por essas pesquisas revela que
A) uma cultura popular, impregnada de humor, também se manifestava por meio dos festejos carnavalescos, das encenações cômicas e satíricas e dos gracejos dos bufões e dos bobos.
B) a influência da Igreja Católica conseguiu homogeneizar a cultura do Ocidente medieval, moldando-a segundo seus valores e extinguindo as criações humorísticas, consideradas profanas.
C) uma série de elementos culturais trazidos pelos novos invasores (normandos e magiares) alteraram significativamente o modelo cultural predominante na Europa ocidental.
D) a cultura universitária, também pregando a austeridade e consagrando a divisão social dominante, foi o mais eficiente sustentáculo dos modelos defendidos pela Igreja e pelos senhores feudais.
Questão 23
Em 1095, atendendo ao apelo do papa Urbano II para que iniciassem uma guerra contra os muçulmanos, os nobres cristãos, motivados por ideais religiosos e econômicos, organizaram as Cruzadas.
Considerando-se o conjunto dessas expedições, que se prolongaram até 1270, pode-se destacar como uma de suas conseqüências:
A) o enfraquecimento do comércio italiano no Mar Mediterrâneo, em razão da insegurança e dos perigos gerados pelos conflitos militares.
B) o fortalecimento da autoridade dos senhores feudais, cujas finanças foram consolidadas com a exploração dos territórios do Oriente.
C) a difusão e a assimilação da cultura germânica pelo império bizantino, alterando significativamente o modo de viver dos povos orientais.
D) a ampliação do universo cultural dos povos europeus, possibilitada pelo contato com a rica cultura dos povos orientais.
Questão 24
Erasmo de Roterdã, autor de Elogio da Loucura (1511), obra em que criticava valores dominantes na sociedade de seu tempo, assim escreveu:
No presente, o homem se faz pela posse da razão. Se as árvores e as bestas selvagens crescem, os homens, creiam-me, moldamse. [...] E aquele que não permite que seu filho seja instruído de forma conveniente, não é homem, nem seu filho se tornará um homem. A natureza, ao dar-vos um filho, vos presenteia com uma criatura rude, sem forma, a qual deveis moldar para que se converta em um homem de verdade.
Esse fragmento textual sugere a vinculação de Erasmo de Roterdã ao
A) Escolasticismo, que tentava conciliar as verdades da revelação com aquelas formuladas pela pesquisa empírica.
B) Liberalismo, que pregava a necessidade de uma sociedade em que os homens construíssem, livremente, seu destino.
C) Renascimento, que valorizava a pessoa humana e acreditava no poder de suas capacidades intelectuais.
D) Universalismo, que desejava descobrir leis que pudessem explicar, cientificamente, o mundo.
Questão 25
A China atravessava grandes dificuldades econômicas em 1966, quando Mao Tsé-tung deu início à Revolução Cultural, que se declarava contrária a “quatro velharias”: “velhas idéias, velha cultura, velhos costumes e velhos hábitos”.
Apesar de propagar transformações nessas áreas, a Revolução Cultural foi também um movimento político, pois
A) fortaleceu o poder de Mao Tsé-tung, em razão da repressão aos líderes acusados
de direitistas e do expurgo dos que faziam oposição ao grupo maoísta.
B) possibilitou a consolidação da Guarda Vermelha no poder, a qual reimplantou o burocratismo, o autoritarismo e o nepotismo típico do modelo soviético.
C) ampliou a influência do modelo soviético sobre o comunismo chinês, com o investimento de muitos capitais e contando com a cooperação de técnicos soviéticos no planejamento da economia.
D) traçou uma nova diretriz para o país, com a qual Mao Tsé-tung buscava o desenvolvimento de relações internacionais que atraíssem capitais e empresas estrangeiras.
Questão 26
Desde sua chegada à América e a implantação do projeto de colonização, os portugueses mantiveram contatos com vários grupos indígenas, muito diferentes dos europeus. A imagem abaixo, do século XVI, ilustra esses contatos culturais entre os dois povos.
O contato com esses grupos, durante todo o período colonial, foi importante na medida em que
A) os indígenas se constituíram na mão-deobra de sustentação da agroindústria açucareira até serem substituídos por imigrantes europeus, através do sistema de parceria.
B) os colonizadores incorporaram elementos da cultura indígena, como a técnica da queimada para o plantio e o cultivo da mandioca, cuja farinha se tornou um alimento básico da Colônia.
C) o sucesso da economia de base comunal praticada nas reduções jesuíticas introduziu mudanças significativas nas formas de propriedade da economia de exportação colonial.
D) a produção indígena de feijão, milho, jerimum e mandioca foi integrada à economia açucareira da Colônia, fornecendo abundantemente os gêneros alimentícios de que esta necessitava.
Fonte: UFRN

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