terça-feira, 16 de agosto de 2011

Democracia Grega



Sintetizando o contexto histórico Ateniense de modo a melhor enquadrar o tema, as ideias principais a reter são as seguintes:
• A Polis é uma criação original do Mundo Grego, condição essencial para o desenvolvimento da ideia democrática.
• A Grécia Antiga possuía um regime político em que o governo e a administração pública se encontravam nas mãos dos cidadãos.
• No entanto, o conceito de cidadão não era tão vasto como hoje em dia, sendo que apenas um décimo da população era considerado cidadão.
• Para se obter o estatuto de cidadão não se podia ser mulher, escravo ou estrangeiro (meteco), e tinha que se obedecer a um conjunto de regras.
• Nessa sociedade, fazer parte da vida política era uma espécie de obrigação para qualquer cidadão.
• Todos os cidadãos se reuniam em Assembleia Popular, para decidirem por eles mesmos dos assuntos públicos.
• A Retórica era assim um instrumento fundamental na Democracia Grega, na medida em que permitia aos cidadãos apresentarem, esclarecer e resolver os problemas.
A Democracia Grega apresenta-se como uma base para as democracias atuais, embora com algumas diferenças significativas. Podemos assim estabelecer as igualdades e diferenças destas duas democracias. Ao contrário do que acontece atualmente:
• A Democracia Grega era uma democracia direta;
• Os escravos eram a base da economia e eram deixados à margem da vida política, evitando-se assim antagonismos de classes;
• Não existia qualquer diferença entre governantes e governados;
• A vida pessoal dos cidadãos e a sua vida política estavam estritamente ligadas;
• Para conseguir levar a cabo a sua organização Democrática, Atenas dependia de uma política externa de carácter Imperial, facto que constitui uma outra contradição ou limitação do regime ateniense.
Tal como hoje em dia:
• A argumentação racional, o Logos, era a chave da autoridade, sendo que quem exercia o poder político necessitava sempre de apresentar razões aceitáveis;
• Existia uma relação intrínseca entre cidadania e participação;
• Havia a submissão à Lei e não a uma pessoa;
• Dava-se grande importância à Educação Cívica e Solidariedade.

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