domingo, 21 de agosto de 2011

HISTÓRIA DO GOLFE


A palavra golfe vem do inglês golf, que por sua vez provém do alemão kolbe, significando taco. Considerado um esporte de elite pela maioria das pessoas, tem sua origem bastante especulada, sendo que a mais provável é a sua criação pelos escoceses que já o praticavam por volta de 1400. Em 1457, o parlamento escocês, por ordem do rei Jaime II da Escócia, proibia a prática do golfe por considerá-lo um divertimento que afetava os interesses do país.
Alguns historiadores tentam atribuir aos ingleses a criação deste esporte, afirmando que um povo inculto, como seria o escocês daquela época, não poderia ter criado um jogo tão engenhoso. Outras origens são conhecidas; um antigo jogo romano chamado paganica - o jogo dos camponeses - era praticado nos séculos XVII, XVIII e início do XIX, com uma bola de pele ou couro cheia de penas e com uma vara curva, lembrando bastante o golfe. Entretanto, isso não prova nada, uma vez que a maioria dos esportes dessa época utilizavam tacos curvos. golfe.tur.br
Existem historiadores que acreditam que o golfe saiu do jeu de mail, antigo jogo francês do qual se assemelha ao golfe principalmente nas regras, mas que é praticado em espaços fechados e às vezes em quadras. Outras possíveis origens do golfe são o flamengo chole e o holandês kolven, mas nenhum dos dois é muito provável, uma vez que o chole, embora jogado em campo aberto, utiliza uma bola para os dois times, o que não é permitido no golfe. Segundo documentos antigos, todo golfista que jogar com a bola do adversário receberá penalização.
O jogo
O golfe pode ser jogado individualmente ou em grupos de dois a quatro jogadores, e tem como particularidade a ausência de um "adversário" propriamente dito; o único adversário do golfista é o próprio campo, uma vez que não há nada que ele possa fazer no sentido de dificultar o desempenho de outros jogadores. O resultado depende de seu esforço individual e sorte, e cada golfista luta para baixar a sua pontuação total no campo.
Em competições oficiais, é proibido um golfista falar com outros jogadores acerca do jogo. Já em jogos entre amigos, é normal o golfista mais experiente dar "dicas" aos menos experientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário