segunda-feira, 28 de maio de 2012

Enem 2012: tire suas dúvidas sobre as regras de correção das provas


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 foram abertas nesta segunda-feira, às 10h. O exame é utilizado como porta de entrada pela maioria das universidades e institutos federais de ensino superior e será realizado nos dias 3 e 4 de novembro. O cadastro está sendo realizado pela internet, no site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Estudantes que ainda cursam ou já concluíram o 3º ano do Ensino Médio, interessados em realizar a prova, têm até as 23h59 do dia 15 de junho para se cadastrar.
O site do Enem disponibilizou um questionário com as dúvidas mais frequentes dos estudantes. Descubra as respostas para as principais dúvidas sobre as novas regras de correção das provas.
Em que condição o participante não terá as provas corrigidas?
Em algumas situações:
a) quando deixar de indicar a cor do Caderno de Questões no Caderno de Respostas;
b) quando sair da sala sem o acompanhamento de um aplicador, ou ausentar-se em definitivo antes das duas horas de início do Exame;
c) quando não entregar ao aplicador o Cartão-Resposta e a Folha de Redação ao terminar as provas;
d) quando não entregar ao aplicador o Caderno de Questões, caso deixe a prova em prazo anterior aos últimos 30 minutos para o término;
e) quando ausentar-se da sala de prova portando o Cartão-Resposta e/ou a Folha de Redação;
f) quando não atender as orientações complementares da equipe de aplicação durante a realização do Exame;
g) quando recusar-se a transcrever a frase constante da capa do seu Caderno de Questões ou recusar-se a assinalar a cor da capa de seu Caderno de Questões no Cartão-Resposta durante o Exame.
O que pode resultar na exclusão do participante?
Fornecer informações falsas no ato da inscrição pela internet, agir com incorreção ou descortesia para com qualquer participante ou pessoas envolvidas no processo de aplicação das provas; perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de aplicação das provas, incorrendo em comportamento indevido durante a realização do Exame; comunicar-se, durante as provas, com outro participante, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma; portar qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação durante a realização do Exame; utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa do Exame, sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei, utilizar livros, notas ou impressos durante a realização do Exame.
Os Cadernos de Questões serão considerados para efeito de correção das provas?
Não, os rascunhos e as marcações assinaladas nos Cadernos de Questões não serão considerados para fins de correção.
Nas questões objetivas, como é feita correção do Cartão-Resposta?
O processamento do Cartão-Resposta é realizado por leitura óptica, para identificar a marcação de respostas das questões objetivas. Por isso é imprescindível que o preenchimento do Cartão-Resposta tenha sido realizado com caneta esferográfica de tinta preta, de acordo com as instruções apresentadas, sob pena da impossibilidade de leitura óptica.
Como é corrigida a redação?
A redação é corrigida por dois especialistas, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Cada corretor atribuirá uma nota entre 0 (zero) e 200 (duzentos) pontos para cada uma das cinco competências totalizando 1000 (mil) pontos. A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso ocorra uma diferença de 200 pontos ou mais entre as duas notas totais (numa escala de 0 a 1000) ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências for superior a oitenta (80) pontos (numa escala de 0 a 200), a redação passará por uma terceira correção. A nota atribuída pelo terceiro corretor substitui a nota dos demais corretores. Caso o terceiro corretor apresente discrepância com os outros dois corretores, haverá novo recurso de ofício e a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores que atribuirá a nota final ao participante.
Em que casos poderá haver nota zero na redação?
Nos seguintes casos:
a) quando o texto não atender a proposta solicitada ou possuir outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, o que configurará "Fuga ao tema/não atendimento ao tipo textual";
b) quando inexistir texto escrito na Folha de Redação, ela será considerada "Em Branco";
c) quando o texto apresentar até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará "Texto insuficiente" - quando a redação contiver linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no Caderno de Questões, serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas;
d) caso o texto contenha impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, quando a redação será considerada "Anulada".
Há mecanismos diferenciados para a avaliação das provas escritas dos participantes surdos ou com deficiência auditiva?
Sim. Na correção das provas escritas desses participantes serão adotados mecanismos de avaliação coerentes com o aprendizado da língua portuguesa como segunda língua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário