sábado, 11 de junho de 2011

Gabarito do teste de Geografia

Questão 33
O clima é influenciado pelo movimento das massas de ar que atuam sobre as diferentes áreas do planeta. A respeito das massas de ar, pode-se afirmar:
A) Os seus deslocamentos ocorrem de uma zona de alta pressão atmosférica para uma de baixa pressão.
B) Os valores originais de pressão, temperatura e umidade são mantidos no decorrer de seu deslocamento.
C) Aumentam sua umidade, ao passarem sobre as correntes marítimas frias, e provocam chuvas intensas no continente.
D) Ao se formarem próximo às altas latitudes, são quentes e, em áreas de baixas latitudes, são rias.
Questão 34
A União Européia representa o mais complexo e avançado estágio de integração entre países. Acerca da integração da Europa, pode-se afirmar:
A) O Tratado de Maastricht tinha por objetivo promover a união econômica e monetária e adotar uma política externa e de defesa comum.
B) O Tratado de Maastricht visava impulsionar a união econômica e fomentar uma política de restrição à integração dos países do Leste.
C) O Tratado de Roma tinha por meta a constituição do Mercado Comum Europeu, por meio da criação de uma moeda única e da integração dos países do Leste.
D) O Tratado de Roma objetivava a formação da Comunidade Européia do Carvão e do Aço, através do estímulo à cooperação econômica e a alianças políticas.
Questão 35
Na África, a urbanização é um processo que ocorre de forma regionalmente desigual. Sobre a urbanização do continente africano, pode-se afirmar:
A) Dentre os países de urbanização menos acentuada, estão os da região do “Golfo da Guiné”, que fica na costa do Pacífico e cujas economias estão fundamentadas na pecuária extensiva.
B) Dentre os países de urbanização mais acentuada, estão aqueles localizados em torno do “Golfo da Guiné”, que fica na costa do Atlântico e cujas economias foram impulsionadas pela indústria petrolífera.
C) Dentre as áreas de urbanização mais acentuada, destaca-se a região do “Magreb”, em decorrência de sua estratégica localização na passagem do Mar Vermelho para o Mar Mediterrâneo, o que lhe permite manter forte interação econômica com os países europeus.
D) Dentre as áreas de urbanização menos acentuada, destacam-se os países do “Magreb”, em decorrência de sua localização privilegiada na passagem do Oceano Índico para o Mar Vermelho, rota internacional do petróleo vindo do Oriente Médio.
Questão 37
Ao longo do tempo, a atividade industrial, para melhor cumprir sua finalidade de gerar lucros no âmbito do sistema capitalista, desenvolveu diferentes modos de organização do trabalho e da produção. No que se refere às formas de organização do trabalho implementadas no século XX, é correto afirmar:
A) O fordismo tem uma estrutura de desenvolvimento de atividades que favorece a especialização do operário, beneficiado pela flexibilização dos contratos de trabalho e pelos
investimentos na qualificação profissional.
B) No taylorismo, há uma flexibilização do tempo dedicado a cada fase do trabalho, e o operário é estimulado a desenvolver habilidades criativas no processo de produção e de divisão das tarefas.
C) O toyotismo apresenta um modelo flexível de produção, em que o operário é qualificado permanentemente, visando-se ao desempenho de funções diversificadas no processo de desenvolvimento do trabalho.
D) No pós-fordismo, ocorre uma acentuada divisão do trabalho, o que propicia o desenvolvimento de tarefas especializadas e repetitivas, separando-se as atribuições dos dirigentes daquelas
Fonte: UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário