sábado, 25 de junho de 2011

O que é Aikidô?

O Aikido é uma arte marcial criada no Japão na década de 1920 pelo mestre Morihei Ueshiba [1883-1969], a quem os praticantes desta arte respeitosamente chamam de Ô-Sensei (“grande mestre”) ou fundador (a expressão sensei quer dizer aquele que sabe).
Ueshiba concebeu o aikido a partir da sua experiência com dezenas de artes marciais, sendo as principais o daito-ryu aikijujutsu, com sensei Sokaku Takeda, o kenjutsu (técnica da espada) e o jojutsu (técnica do bastão curto).
O termo aikido é composto por três caracteres kanji, que siginifica ideogramas:
  • Ai : harmonia
  • Ki : energia
  •  : caminho
O Aikido é uma das artes marciais mais completas que se pode praticar. Contudo, existem regras específicas que devem ser cumpridas e interiorizadas. Saiba quais são as 14 regras principais do Aikido e desenvolva o seu lado humano mais interior com toda a segurança.
O Aikido é uma arte marcial que visa a cooperação e a harmonia entre todas as pessoas na resolução dos mais diversos conflitos. Para que se consiga atingir este estado de pureza e perfeição é fundamental que as regras sejam cumpridas. Das principais, destacam-se as seguintes:
1.            O Aikido é uma arte marcial criada para ser utilizada única e exclusivamente como um recurso de defesa pessoal. Os alunos devem seguir sempre o princípio da não-agressão e utilizar a força que é empregue nos golpes dos adversários contra eles próprios.
2.            É um dever moral de todos os praticantes do Aikido utilizar as técnicas aprendidas para fins pacíficos, visando sempre a concórdia e a harmonia entre todas as partes.
3.            Os alunos devem seguir cuidadosamente os ensinamentos do seu Sensei (mestre) e nunca devem competir entre eles para ver quem é o mais forte, pois, isso só os enfraquece. Segundo o fundador do Aikido, o grande mestre Morihei Ueshiba, “A vitória verdadeira é a vitória sobre si mesmo” e esse é o caminho que um bom aikidoka deve seguir.
4.            É da responsabilidade de todos criar uma atmosfera positiva de harmonia e respeito. No Aikido não há lugar para desentendimentos e/ou rixas, pois estes são comportamentos inadmissíveis e vergonhosos para um aikidoka.
5.            Sempre que um indivíduo entra ou sai do Dojo (o local onde se pratica o Aikido) e do Tatami (piso do Dojo que absorve o impacto das quedas) deve fazer uma vénia em direção ao Kamiza (local onde se encontra o Kami, o Deus, espírito, alma). Ao efetuar a saudação de entrada está a apelar à autorização e proteção do Kami. Por outro lado, a saudação de saída mostra o agradecimento do aluno pela proteção e orientação que teve.
6.            Ao começar e ao terminar um treino, é necessário efetuar uma vénia em Seiza (ajoelhado) ao Kamiza e ao Sensei (mestre) ou Shidoin (instrutor), pois é uma forma de lhes mostrar que está pronto a ouvir os seus conselhos e ensinamentos.
7.            Na realização de um determinado exercício, os adversários devem-se saudar. No início devem dizer Onegai Shimasu (por favor) e no final Arigatou Gozaimashita (muito obrigado).
8.            Sempre que o Sensei ou Shidoin se dirigir a um aluno, este deve permanecer ajoelhado e no final deve agradecer a cortesia com a realização de uma vénia. Ao fazê-lo está a demonstrar a sua humildade e a sua vontade em aprender.
9.            Uma das regras principais do Aikido passa pelo pagamento da mensalidade a tempo e horas. Não se trata de um aspeto material, mas revela a gratidão e a consideração que um aluno tem face ao seu mestre e aos seus ensinamentos. Trata-se de uma adaptação moderna ao tradicional envelope que os discípulos deixavam na Kamiza após o treino.
10.          Durante um treino deve ter cuidado e respeito pelos seus companheiros. Não deve exigir de um parceiro aquilo que ele não tem condições para aguentar. Deve ter sempre consciência das suas limitações e das limitações dos seus adversários.
11.          Independentemente da arte marcial praticada – judo, karaté, kung fu – um bom aluno é aquele que tem uma participação sincera e dedicada nos treinos e no Aikido esse fator não é exceção. Deve estar atento a todos os pormenores e técnicas ensaiadas, de modo a aprender com os alunos mais experientes e compartilhar essa informação aprendida com os mais novos.
12.          Se tiver alguma dúvida na realização de um exercício, desloque-se junto do seu Sensei, não o convoque para vir ao pé de si, pois afinal ele é o seu mestre e não apenas um colega. Esta é uma forma de demonstrar a sua humildade e respeito pelos demais.
13.          Deve respeitar sempre o seu uniforme de treino e este deve estar sempre limpo, com boa aparência e em ótimas condições de utilização. Deve ter em atenção que nunca deve cruzar os braços nem dobrar as mangas do seu Dogi (vestimenta utilizada na prática do Aikido), pois é sinónimo de desavenças. Todos os praticantes do Aikido devem saber estar e vestir, pois é a forma mais adequada de serem disciplinados.
14.          Sempre que treinar, deixe de lado todas as preocupações do quotidiano e não utilize qualquer tipo de bijutaria (brincos, anéis, pulseiras, entre outros). Só assim estará desimpedido(a) e concentrado para a realização de um ótimo treino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário