segunda-feira, 27 de junho de 2011

O “EU” EM FOCO


Desejos egoístas e a preocupação cada vez menor com o bem-estar alheio são marcas de nosso atual momento histórico, um dos mais complexos para as relações interpessoais. Isso tudo é fruto de uma época marcada pelo individualismo. Tais atitudes, que podemos até considerar banais, trazem conseqüências graves para a sociedade atual, e não é à toa que assistimos um alto grau de violência, desestruturação nas relações familiares e nas relações amorosas.
O culto ao “eu” é aparentemente positivo, pois é direito de cada um buscar sua própria felicidade. Apesar disso, levado às conseqüências últimas, como nos dia de hoje, faz que os seres humanos, que são destinados a viver em sociedade, afundem num individualismo desmedido e desregrado, solapando as bases das relações sociais. Os homens encontram-se, de uma maneira geral, cada vez mais embrutecidos diante dos dramas alheios, porque cada um aprendeu a cultuar seu próprio mundo, seu próprio ego. E nos esquecemos de que, para constituir nossa personalidade, precisamos de algum contato com os outros. Nosso modo de pensar, de agir e até de sentir, urge de nossas relações sociais.
Os conceitos de humano e humanidade revelam uma dialética e dependência intrínsecas. Só há humanidade porque há seres humanos, mas só nos tornamos humanos dentro desta humanidade, vivendo esta natureza, com os outros com quem nos relacionamos. E neste processo, os alemães Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831) e Martin Heidegger (1889-1976), com suas análises sobre a constatação da presença, do ser que existe no mundo, e sua relação com outros seres, ajudam a compreender melhor nossa dependência para com outros seres humanos. Diante disso, é importante repensar as relações dos seres humanos entre si, perceber a necessidade que uns temos dos outros, dando ao outro a mesma importância que acreditamos necessária a nós mesmos, para que o processo possa ser revertido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário