segunda-feira, 20 de junho de 2011

O Poder Público e o Poder Privado no Pensamento de Hannah Arendt:

O homem por ser um Ser essencialmente sociável vive inserido em dois âmbitos de poder distintamente relacionados, mas totalmente diferentes; que são o Poder Público e Poder Privado, por meio dos quais tentaremos elucidar de forma bastante simples os seus significados no Pensamento de Hannah Arendt. Pois bem, o termo “público” denota de dois fenômenos intimamente relacionados, mas não perfeitamente idênticos. O homem é um ser que escuta, que sente, que anseia, e que, portanto, tudo que se passa na sociedade, ele é afetado de uma forma ou de outra. Pois bem, em primeiro lugar, o termo “Público” em Hannah Arendt pode ser percebido como sendo algo mais abrangente, onde todos tem acesso, a ver a realidade que o circunda, realidade esta com dores e alegrias. Conseqüentemente ele é afetado, por ter naturalmente acesso aos acontecimentos das cidades motivados por diversos motivos, também tem acesso a outro âmbito da sociedade que sempre está em pleno desenvolvimento, o de ouvir opiniões para que através destas possa ele gerar novas idéias e saídas diante de referidos problemas que aconteçam ou venham acontecer aos cidadãos. Assim, à medida que o homem obtém acesso aos seus direitos atendidos em repartições de caráter Pública, de fato a sociedade estará garantindo aos seus munícipes o acesso aos seus diversos direitos e a tudo quanto for oferecido. Dessa forma, a sociedade quebra o paradigma do individualismo existente no homem que tanto destrói a sociedade.
Em segundo lugar, o termo “Público” desta conceituada Filósofa tem significado de mundo, ou seja, o mundo como sendo um lugar comum a todos, mas que tem apresenta suas diferenças a cada homem. Este mundo que estamos nos referindo neste momento do nosso estudo, é um mundo totalmente diferente do da terra ou o da natureza, mas um mundo construído pelo trabalho do próprio homem que o habita. Portanto, o que torna mais difícil superar uma sociedade de massa é não o fato de um grande número de pessoas nela, mas é como fazer para manter as pessoas unidas, tanto em espaço geográfico, quanto em um mesmo objetivo comum a todos e, um dos objetivos do Poder Público é a transcendência da sociedade, ou seja, que os planejamentos traçados pelos cidadãos perpassam para as próximas gerações, o mundo comum é aquilo que quando adentramos logo ao nascermos e deixamos para trás ao morrermos. Contudo nos resta concluir segundo o pensamento de Hannah Arendt que o Poder Público está mais voltado para o desenvolvimento de uma sociedade, na qual todos tem direitos iguais, como também deveres perante todos os cidadãos, criando desta forma uma “Polis” mais democrática.
No que toca ao termo privado, pode-se ser considerado segundo Hannah Arendt que o individuo está inserido dentro de uma dinâmica, onde na qual o homem cria um mundo só para ele, sem ter a mínima preocupação com os outros, desta pode-se perceber o surgimento de uma grande massa de pessoas que vivem em meio a solidão, contrariando assim toda essência de um ser sociável e humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário