terça-feira, 22 de maio de 2012

O Conhecimento Humano - O Conhecimento Intelectivo


Ora, se todo conhecimento começa pela experiência sensitiva, e, se ao nascermos não temos, evidentemente, nenhuma experiência, então nascemos sem nenhum conhecimento. Porém, se nascemos com os sentidos, e, se o conhecimento nasce nos sentidos, então nascemos com a capacidade de, através do exercício dos sentidos, adquirirmos conhecimento. Porém, o conhecimento humano não pára no sensitivo, pois somos dotados de uma faculdade intelectiva, capaz de abstrair as espécies, não só da matéria, mas das singularidades materiais, conseguindo assim chegar à qüididade, ao universal do objeto28. Daí que, para Tomás, o objeto próprio do nosso intelecto é a qüididade ou natureza que existe em meio à matéria corporal29. O Doutor Comum distingue duas funções do nosso intelecto, e, para tanto, concebe dois nomes que significam as funções: de intelecto agente o Santo Doutor chama aquele que abstrai da imaginação as qualidades inteligíveis do objeto e de intelecto possível àquele que reúne essas qualidades inteligíveis gerando assim o conceito, ou, espécie expressa inteligível. Para o Angélico, não conhecemos — primeiramente — o conceito, mas no conceito conhecemos a realidade, o objeto. Portanto, o conceito é o meio no qual conhecemos o objeto, pois o conhecimento do conceito só ocorre por reflexão sobre o próprio ato cognitivo.
Fonte: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO-UFMT
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS-ICHS
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
TEMA: As Provas da Existência de Deus em Tomás de Aquino
 ALUNO - Sávio Laet de Barros Campos
Ano da defesa - Cuiabá, 2005.

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